quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Estudo das Células

Célula é unidade estrutural e funcional de um organismo. Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os animais e plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos.

As células podem ser células procarióticas ou eucarióticas. As primeiras, que incluem bactérias e algas azuis (Reino Monera), são células pequenas, de 1 a 5 µm de diâmetro, e de estrutura simples. O núcleo não está delimitado por nenhuma membrana que o separe do resto da célula. As células eucarióticas, que formam os demais organismos vivos, são muito maiores (medem entre 10 a 50 µm de comprimento) e têm o núcleo envolto por uma membrana, a carioteca.

Apesar das muitas diferenças de aspecto e função, todas as células estão envolvidas numa membrana — chamada membrana plasmática — que encerra uma substância rica em água, chamada citoplasma. Quase todas as células bacterianas e vegetais estão também encapsuladas numa parede celular grossa e sólida, composta de polissacarídeos, externa à membrana plasmática - chamada parede celular. Todas as células contêm informação hereditária codificada em moléculas de ácido desoxirribonucléico, o ADN (ou DNA). Esta informação dirige a atividade da célula e assegura a reprodução e a transmissão dos caracteres à descendência.

A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim "cella", pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas. Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, Jan Evangelista Purkyně observou "pequenos grãos" ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.

Membrana Plasmática

Envolve toda a célula, não é contínua e apresenta poros por meio dos quais a célula realiza o intercâmbio de substâncias com o exterior. Tanto nas células animais como nas vegetais, a membrana celular permanece em constante atividade. Nas células vegetais, além da membrana plasmática existe uma parede de celulose unida estreitamente à membrana plasmática, que tem por finalidade conferir maior sustentação e proteção á célula vegetal.

Citoplasma

Compreende todo o volume da célula, com exceção do núcleo. O citoplasma contém uma parte fluida denominada citosol que engloba numerosas estruturas especializadas e organelas. O citosol é constituído por água, proteínas, sais e açucares e tem aspecto gelatinoso, viscoso. As organelas são estruturas com diferentes funções que são indispensáveis para a vida da célula.

Citoesqueleto: é uma rede de filamentos proteicos do citosol que se encarrega de manter a estrutura e a forma da célula. Também é responsável por muitos dos movimentos celulares.

Mitocôndrias: uma das organelas mais importantes do citoplasma e é encontrada em quase todas as células eucarióticas. São as organelas produtoras de energia. Os cloroplastos são organelas ainda maiores, encontradas nas células de plantas e algas.

Outras organelas: Aparelho de Golgi: formado por pilhas de sacos planos envoltos em membranas. Este aparelho recebe as moléculas formadas no retículo endoplasmático, transforma-as e dirige-as para diferentes lugares da célula. Os lisossomas são pequenas organelas que contêm reservas de enzimas necessárias à digestão celular de várias moléculas indesejáveis.

Núcleo

É a estrutura celular que comanda a maioria das atividades da célula, utilizando as instruções fornecidas pelos genes.

Imagem: PORTO, Alejandro. Disponível em <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Tipos-celulares.jpg?. Acesso em 05 mai. 2014.

Modelos de Maquete de Células









A proposta é fazer uma maquete de célula com materiais diversos, alternativos e/ou sucata. Escolha, planeje e apresente o seu. Use sua criatividade na escolha dos materiais para representar as estruturas. E não esqueça da legenda. Bom trabalho!
Prof. Helena




Veja aqui as imagens dos trabalhos dos alunos da EMEF Henfil (2015):

Álbum no facebook 2015

Veja aqui as imagens dos trabalhos dos alunos da EMEF Henfil (2014):

Álbum no facebook 2014

Veja aqui as imagens dos trabalhos dos alunos da EMEF Henfil (2013):

Álbum no facebook 2013

Maquete de Célula - 7ª série A - Amanda Silva e Deisy Souza

Maquete de Célula - 7ª série A - Ana Paula, Caroline e Sabrina

Maquete de Célula - 7ª série A - Beatriz Sampel e Raquel Cordeiro

Maquete de Célula - 7ª série B - Bruna, Daniele, Leticia e Tafnys

Maquete de Célula - 7ª série B - Fernanda Moreira Dias da Silva

Maquete de Célula - 7ª série B - Gabriely Oliveira

Maquete de Célula - 7ª série A - Bruna e Giovana

Maquete de Célula - 7ª série B - Gustavo Borges e Anderson Bastos

Maquete de Célula - 7ª série A - Jaine Gonçalves e Thalia Almeida

Maquete de Célula - 7ª série A - Lucas Vieira e Peterson Lima

Maquete de Célula - 7ª série B - Mayara Ramos

Maquete de Célula - 7ª série B - Mayara Morais do Nascimento


Um comentário: